Reestruturação da área de inteligência, mais investimentos em tecnologia e, sobretudo, valorização do policial militar. Estes são alguns dos compromissos assumidos pelo novo Secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante seu discurso na cerimônia de transmissão de comando, realizada na manhã desta sexta-feira (27/08) no pátio da Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Jardim Sulacap.

Oficial com larga experiência na área de planejamento operacional, o Coronel Henrique assumiu o posto em substituição ao coronel Rogério Figueredo de Lacerda, que esteve à frente da Corporação durante quase dois anos e oito meses.

A solenidade de transmissão de comando contou com a presença do Governador do Estado, Cláudio Castro, e de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi também prestigiada por vários ex-comandantes-gerais da Polícia Militar. Durante a leitura da ordem do dia, o Coronel Figueredo despediu-se, fazendo um balanço de sua gestão na SEPM, período em que somente os policiais militares retiraram de circulação quase 20 mil armas de fogo.

Durante seu pronunciamento, o Coronel Henrique disse que não haverá rupturas nos programas de segurança implantados.

– Mas todos esses programas serão reavaliados permanentemente e, se for o caso, poderão sofrer ampliações e alterações de rumo, como recomenda as boas práticas de gestão – disse o novo secretário da SEPM.

Ao falar sobre o desafio de expandir o policiamento preventivo e ostensivo e, assim, reduzir ainda mais a incidência criminal em nosso estado, o Coronel Henrique citou algumas medidas que serão implantadas: reestruturação da área de inteligência; mais investimentos em tecnologia; aquisição de novos recursos materiais; aprofundamento da interlocução com atores dos demais setores da sociedade para o estabelecimento de parcerias; fortalecimento e modernização da área correcional; redimensionar a área de treinamento para viabilizar um programa contínuo de requalificação profissional.

– Contudo, nenhuma dessas medidas terá sentido ou surtirá resultado se não cuidarmos, como prioridade absoluta, do nosso bem mais valioso: o policial militar – enfatizou. Para isso, assumiu o compromisso de reestruturar a área de saúde, prestando a devida assistência aos policiais, como objetivo de proporcionar a todos bem-estar físico e psicológico.

O Governador Cláudio Castro agradeceu ao Coronel Figueredo pelo trabalho desenvolvido à frente da Polícia Militar e depositou total confiança na gestão do Coronel Henrique, que pôde comprovar sua competência e sua ética durante sua carreira como oficial da Corporação.

UM ESPECIALISTA NA ÁREA DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Carioca da Zona Oeste, casado, com 50 anos de idade, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires construiu sua carreira na Polícia Militar ocupando funções de comando em variadas áreas da Corporação, como ensino e saúde, mas sua principal expertise é o planejamento operacional. Seu último posto de comando foi o de Chefe do Estado Maior Geral da Corporação durante o período da intervenção federal na área de segurança pública do Estado, entre março e dezembro de 2018.

Entre janeiro de 2019 e agosto deste ano, o coronel Henrique colaborou com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, primeiro como diretor de segurança da intervenção no BRT, entre janeiro e julho de 2019, e depois como Subsecretário de Operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública, entre novembro de 2019 e agosto deste ano.

Na Polícia Militar, além de chefe do EMG, foi subchefe operacional do EMG, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), comandante do 5º BPM (Praça da Harmonia), entre outras funções. Como gestor da Corporação, foi o responsável pelo planejamento operacional de segurança para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e para a realização dos Jogos Panamericanos na capital fluminense em 2007.