Programa inédito no país elaborado a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Seguro da Secretaria de Estado de Polícia Militar foi lançado oficialmente na última segunda-feira (14/06), no Quartel General da Corporação. Com equipes mobilizadas 24 horas por dia, o novo programa atenderá inicialmente 28 bairros e localidades da capital do estado e do município de Maricá, empregando 392 policiais militares capacitados com treinamento específico e 84 viaturas.

Durante a cerimônia de lançamento, o Governador do Estado, Cláudio Castro, disse que o Programa Bairro Seguro é parte de uma política de segurança ampla, que respeita toda a complexidade e as diferenças das necessidades da população inerentes ao tema:

– Esse programa vem ao encontro de uma necessidade que a nossa população conheça o policial pelo próprio nome. Que se sinta protegida quando vê o policial e que o bairro onde mora é seguro. É um bairro protegido, exatamente porque há um programa que pensa o bairro. Para que o trabalhador de manhã cedo possa ir para o trabalho sem medo. Para que o pai e a mãe possam novamente mandar seus filhos para a escola sem medo. Essa é a meta do Bairro Seguro – afirmou o governador.

Para o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, as reduções dos índices criminais no estado – incluindo o menor número de homicídios nos últimos 30 anos, trabalhando com inteligência e gestão correta em parceria com a Polícia Civil – são significativas, mas um novo passo precisava ser dado para consolidação de uma política de segurança pública voltada para o cidadão:

– O estabelecimento de uma polícia cidadã é uma realidade. Através das ações da polícia de proximidade, proliferamos a Patrulha Maria da Penha e agora lançamos o Bairro Seguro. Este programa foi concebido com muito carinho para ter sucesso no cuidar dos lugares onde nós fomos criados. Em um único movimento levaremos o Bairro Seguro a 28 locais do Rio de Janeiro. Serão policiais preparados para se inserirem no dia a dia dos bairros, como Ramos, Pavuna, Olaria, Bangu, Realengo e muitos outros. Estarão convivendo com os moradores trocando informações, estando à distância de um simples telefonema para se fazerem presentes – declarou o secretário Figueredo, durante a solenidade.

O Programa Bairro Seguro já começa a funcionar com a chancela de uma iniciativa de sucesso. Isso porque a sua aplicação prática foi realizada em projetos-piloto em dois bairros, dos 28 contemplados no planejamento. Desde o final do ano passado, o programa foi aplicado experimentalmente na área da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, e no bairro de Sulacap, ambos na Zona Oeste da capital.

A partir de agora, entra em operação em bairros das zonas Norte, Sul e Oeste da capital e da cidade de Maricá. As áreas contempladas são: Urca, Cachambi, Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Itaipuaçu, Sulacap, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Magalhães Bastos/Mallet, Penha, Olaria, Jardim Guanabara, Portuguesa, Abelardo Bueno, Leme, Ramos, São Conrado, Barra, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá, Campo Grande I, Campo Grande II, Pavuna e Vila da Penha.

Identificadas com a logomarca do programa, as equipes do Bairro Seguro passarão a agregar valor ao serviço de segurança pública prestado pela Polícia Militar aos bairros elencados. Os policiais militares do programa estarão mais próximos da comunidade dos bairros, mantendo contato direto e permanente com associações de moradores, comerciantes, igrejas, escolas, unidades de saúde, entre outros segmentos representativos comunitários.

– Nossos policiais estão aptos a trabalhar junto à população local, disponibilizando número de celular e WhatsApp, e, assim, criando laços de confiança com a comunidade. Essa interação estruturada é fundamental para prevenir delitos mais comuns, como roubos e furtos, e ampliar a sensação de segurança de todos – explicou o Secretário da SEPM, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda.

Sobre a experiência adquirida durante a realização dos projetos-piloto na Abelardo Bueno e em Sulacap, o Coronel Figueredo lembra que mais importante do que o saldo operacional alcançado pelas duas equipes do novo programa, foi o aprendizado dos policiais, a convivência e a interação com os moradores, e, em suma, a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

– Os delitos que deixaram de ocorrer e a sensação de segurança de todos representam um ganho incalculável para a sociedade. E esse é o espírito da polícia de proximidade – ressalta o Secretário.

A importância e a abrangência do Bairro Seguro foram demonstradas na cerimônia de lançamento. Além do Governador Cláudio Castro, do Secretário da SEPM e de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estiveram presentes os comandantes de três CPAs (Comando de Policiamento de Área) e de 13 batalhões atendidos pelo programa. Integrantes das equipes do PBS que desenvolveram os projetos-piloto da Abelardo Bueno e Sulacap também prestigiaram o evento.

 

MAIS UM PASSO NA DIREÇÃO DO CONCEITO DE POLÍCIA DE PROXIMIDADE

O lançamento do programa Bairro Seguro foi mais um passo importante para pôr em prática o conceito de polícia de proximidade, meta estabelecida no Plano Estratégico da SEPM lançado em janeiro de 2020.
A partir de agora, o Bairro Seguro passa a fazer parte de outros três programas concebidos a partir da visão de polícia de proximidade. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e o PAMESP Escolar, que estão sendo reestruturados e ampliados; e a Patrulha Maria da Penha –Guardiões da Vida, que completará dois anos de atividade em agosto próximo.